segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dalva de Oliveira

Há quem demonize a Rede Globo de televisão. Chegam a chamá-la de a sucursal do inferno. Um conhecido meu, nerd, fanático religioso e que não acredita em nada que seja consensual, propaga o ódio a emissora dos Marinho. Eu, pelo contrário, tenho muito que louvar a qualidade de sua produções. Se a Globo peca com seu BBB e com o Domingão do Faustão, se redime por outros aspectos, um dos principais, suas minisseries. Por elas a Rede Globo apresenta o Brasil ao Brasil. Obras literárias são cuidadosamente encenadas (Grande Sertão: Veredas; A Casa Das Sete Mulheres; Os Maias; Memorial De Maria Moura...). Personalidades de nossa história são apresentadas ao grande público (JK; Lampião e Maria Bonita; Chiquinha Gonzaga...). Com o investimento que faz em minisseries, a Rede Globo presta um serviço inestimável a este país.
.
Através de uma minisserie recente é que me foi apresentada uma das mais brilhantes cantoras que o Brasil já teve: Dalva de Oliveira. É bem verdade que eu não era completamente alheio ao talento de tal intérprete. Muitas pessoas mais velhas já louvaram seu talento perto de mim. Mas foi a obra feita pela Globo que me instigou a ir além. A ler sobre Dalva de Oliveira. A ouvi-la cantando.


O youtube possui um conteúdo até satisfatório de Dalva de Oliveira, se comparado ao que lá se tem de outros grandes talentos. Uma das raridades que encontrei, gostaria de dividir com você, caro leitor. Trata-se de uma canção carnavalesca chamada "Estrela do mar", que, ao que consta, fez muito sucesso outrora. A seguir a letra, o video e toda a poesia de um época que tem muito há ser resgatado:
.
.
.
.
Um pequenino grão de areia,
Que era um pobre sonhador,
Olhando o céu, viu uma estrela
E imaginou coisas de amor.
.
Passaram anos, muitos anos.
Ela no céu e ele no mar.
Dizem que nunca o pobrezinho
Pôde com ela encontrar.
.
Se houve, ou se não houve,
Alguma coisa entre eles dois,
Ninguém soube até hoje explicar.
O que há de verdade é que depois,
Muito depois, apareceu a estrela do mar.
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário