terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saudades...


Ah, a saudade...! Poetas atormentados por ela nos legaram grandes versos. Amantes cometeram loucuras em seu nome. Almas atormentadas deram cabo à própria vida. Corações definharam. Há quem diga que saudade é uma palavra que só existe na língua potuguesa, há quem diga que não. Debates linguísticos à parte, o certo é que o sentimento da ausência fere corações e mentes de todas as raças, idiomas, lugares e épocas. Comigo não é diferente, também sou humano. Também sinto saudades, assim mesmo, no plural. Muitas.

Às vezes, me aperta o peito a falta de coisas que ainda não vivi e de lugares que não conheci. Uma saudade ao avesso, do futuro, ou do infuturo, quem sabe? De coisas que me serão negadas em minha passagem pela esfera azul. Uma saudade estranha, mas não menos cruel.

Outra saudade que sinto é a do presente. Saudade paradoxal. Reconhecimento da plenitude de certos momentos. Acho que são os momentos eternos enquanto duram, como o amor que narrou Vinícius. Hoje, porém, me abateu a saudade clássica, a saudade de alguém. Saudade nobre. Saudade de mãe. 
 
Nesse tempo em que estou longe de casa, experimentei a crueldade do mundo, a indiferença, a solidão, o medo. Deu vontade de voltar a ser menino. De chamar por minha mãe. Hoje acordei querendo colo, mas tive de me fazer duro, encarar meus algozes e suportar mais um dia. Ao final, na volta para casa, vontade de comer a janta que a mãe faz, ouvir uns conselhos e cochilar ouvindo sua voz. Liguei. A Bahia é longe  e as operadoras de telefonia inoperantes.

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Ouço um samba. Vontade de gritar. Desabafar. Ir-me embora. Escrevo. O samba continua... a saudade também.


Mas este mundo é feito de maldade e ilusão
Ah, se eu escutasse hoje eu não sofria
Ah, esta saudade dentro do meu peito
Ah, se ter saudade é ter algum defeito
Eu pelo menos mereço o direito
De ter alguém com quem eu possa me confessar
Ponha-se no meu lugar
E veja como sofre um homem infeliz
Que teve que desabafar
Dizendo a todo mundo o que ninguém diz
Veja que situa...ção
E veja como sofre um pobre coração
Pobre de quem acredita
Na glória e no dinheiro para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário