sábado, 3 de março de 2012

Os idiotas e o facebook


Já se tornou corriqueiro ver protestos contra a chamada "maldita inclusão digital" em redes sociais como orkut, facebook e twitter. Os críticos da tal inclusão protestam contra a facilidade com que se tem acesso hoje a um equipamento eletrônico conectado à internet. Pessoas que sequer leram um livro na vida ganharam vez e voz para propalarem todo tipo de besteira e idiotice pelos mais diversos recursos que a tecnologia oferece.

Hei de concordar e reforçar o coro: maldita inclusão digital! Dia desses, Líbia, amiga minha, enviou-me um link que me deixou deveras estarrecido. Tratava-se do perfil de um indivíduo no facebook, uma "indivídua", no caso, pois era o perfil de uma garota, uma jovem, se não me falha a memória, em que fora postada a foto de um homem praticando sexo oral em si mesmo. Sem evocar discursos religiosos, filosóficos ou morais, apelando apenas para o bom senso, que deveria ser item de fábrica a acompanhar todos os modelos de seres humanos, a postagem da foto pela garota foi uma atitude no mínimo inadequada.

Afora isso, poderia eu citar o sem fim de inutilidades que colocam na rede mundial, fotos e videos de mau gosto, textos apológicos de drogas e toda sorte de vícios e crimes. De tão corriqueiro, tudo isso tornou-se banal. Vemos e não nos incomodamos, tampouco nos indignamos. Às vezes chegamos a "curtir" e até mesmo "compartilhar" a imbecilidade virtual. Hoje resolvi fazer diferente e escrever estas linhas, o que não muda absolutamente nada. Uma vez idiota...